sexta-feira, 30 de março de 2012

Seminário discute o papel do esporte no combate às drogas

Organizado pela Revista Brasileiros em parceria com a Secretaria de Esportes de São Paulo, evento reuniu esportistas, funcionários da SEME e profissionais da Saúde
Texto: Rafael Silva e Eder Britoesbrito@prefeitura.sp.gov.br
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Paulo Diaspsdias@prefeitura.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=39547 

“Virando O Jogo: O Esporte Contra o Crack” foi o nome adotado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, em parceria com a Revista Brasileiros, para o seminário que discutiu o papel do esporte como ferramenta de prevenção e combate ao uso de drogas e substâncias psicoativas. O evento reuniu cerca de 300 pessoas no Auditório do Museu do Futebol na quinta-feira, dia 29 de março.
Com discussões e apresentações de ideias e projetos que ocuparam o dia todo no auditório, o Seminário teve quatro mesas, cada uma com discussões específicas. A primeira mesa do dia, composta pelo Secretário de Esportes Bebeto Haddad, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo e pelos vereadores paulistanos, José Police Neto, Netinho de Paula e Jamil Murad teve o tema “É possível vencer o Crack”. Além do discurso dos vereadores sobre o papel do legislativo no auxílio à Prefeitura quando o assunto é prevenção de drogas, o Secretário Bebeto Haddad analisou a evolução do crack na cidade de São Paulo e falou sobre o papel da SEME no combate à esta “epidemia”. “A Secretaria está no caminho certo para ajudar na inclusão e no combate às drogas. Venceremos quando todos se engajarem. Esse debate é bom, pois leva a reflexão da sociedade”, declarou, citando iniciativas como os programas “Virando O Jogo Sampa” e “Polos de Brincar” que atuam como instrumentos de prevenção em regiões de maior vulnerabilidade social. 

Os dois programas da SEME também compuseram as discussões e explanações da segunda mesa. Batizada de “Virando o Jogo na Periferia”, a mesa teve apresentações de Kátia de Araújo, coordenadora do Virando O Jogo, Laís Helena Malaco, que contextualizou a atuação do Clube Escola na capital. O Secretário-Adjunto da SEME, Gilberto do Carmo Nucci e a coordenadora do Núcleo de Lazer, Dineia Cardoso, também fizeram apresentações que focaram principalmente nos resultados do programa “Polos de Brincar”. A mesa foi finalizada com a participação de Thiago Lobo, coordenador da Virada Esportiva e do Núcleo de Esportes Radicais da Secretaria. Ele explicou a relação entre a realização do mega-evento e da diminuição da criminalidade em São Paulo. “A Virada pretende democratizar e descentralizar o esporte. Quando se investe em esporte, você economiza em saúde e segurança. A SEME tem este papel de transformador social”, concluiu Lobo. 

O evento também teve outras duas mesas no período da tarde. A mesa 3, “Uma questão de Saúde Pública”, com questões debatidas por profissionais da área e a mesa 4, com a presença de Ana Moser e Patrícia Medrado, devidamente batizada de “Craques Contra o Crack”. Ex-atletas, ambas coordenam projetos sociais esportivos ligados à inclusão social através da prática de atividade física.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeita em exercício visita atividades do projeto Virando o Jogo Sampa no Glicério

Nesta sexta-feira (16/3) a prefeita em exercício e secretária de Assistência Social visitou as atividades do projeto Virando o Jogo Sampa, realizadas embaixo do Viaduto Glicério. A iniciativa oferece opções de lazer e esporte para crianças e adolescente que residem em áreas de alta vulnerabilidade social.


Fábio Arantes/Secom
Prefeita em exercício visita atividades do programa
Nesta sexta-feira (16) a prefeita em exercício e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, visitou as atividades do projeto Virando o Jogo Sampa, realizadas embaixo do Viaduto Glicério, Centro da cidade. A iniciativa oferece opções de lazer e esporte para crianças e adolescente que residem em áreas de alta vulnerabilidade social.

“O projeto atende, sobretudo, crianças e adolescentes em zonas pobres e de alta vulnerabilidade social. Oferece atividades lúdicas e esportivas que fazem bem a saúde e ajudam as famílias a cuidar de suas crianças enquanto estão fora da escola”, disse a prefeita em exercício.

O Virando o Jogo Sampa foi iniciado em outubro do ano passado no Largo Coração de Jesus, região da Nova Luz, com a proposta de oferecer opções de lazer e esporte para crianças e jovens com idade entre 3 e 17 anos. A ideia é que a garotada possa ocupar o tempo livre, fora do horário de aula, com atividades lúdicas, saudáveis e seguras. Dentre as opções oferecidas estão aulas de basquete, Hip Hop dance, patinação, skate, oficinas de motricidade (coordenação motora) e de pintura e recreação.

Também faz parte dos objetivos do projeto reocupar espaços públicos. Na Praça Ministro Francisco de Sá Carneiro, onde está instalada a unidade do Glicério, por exemplo, as quadras poliesportivas passaram por reparos e o lugar voltou a ser frequentado pela população.

Além de estar presente na região da Nova Luz e do Glicério, o Virando o Jogo Sampa pode ser encontrado no piscinão da Avenida Águas Espraiadas. Os monitores das três unidades estão à disposição das 9h às 17h, inclusive aos sábados e domingos. Todas as opções de lazer oferecidas são gratuitas e para participar não é necessário fazer inscrição.

Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad, a Prefeitura de São Paulo pretende ampliar os locais com atividades do Virando Jogo Sampa. “Esse projeto dá oportunidade para as crianças que não tinham lazer. Agora, podem brincar de forma segura com os nossos monitores. Em cinco meses, cerca de mil crianças foram atendidas e é isso que nos motiva a investir cada vez mais. Já estamos estudando alguns outros lugares e, em breve, instalaremos o projeto em outros pontos da cidade”, explicou o secretário.

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Fábio Arantes/Secom.

Foto 1 - Alda Marco Antonio visita atividades do Virando o Jogo Sampa

Foto 2 - Atividades acontecem embaixo do Viaduto Glicério

Foto 3
 - Basquete é uma das modalidades de esporte oferecidas

Foto 4 - Menina participa das aulas de patinação

Foto 5 - Alda Marco Antonio visita atividades acompanhada pelo secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Bebeto Haddad

Foto 6
 - Prefeita em exercício conversa com crianças que participam do projeto

Foto 7
 - Alda posa com camiseta do projeto

VÍDEO
Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento

ÁUDIO
Arquivo de áudio (em .mp3) deste evento

quinta-feira, 15 de março de 2012

Linda Reportagem - VIRANDO O JOGO SAMPA

Projeto Virando o Jogo Sampa é voltado para crianças e adolescentes em situação e risco e a iniciativa tem obtido bons resultados e revelado talentos no esporte.A coordenadora do projeto, Kátia de Araújo, fala que apresentou o projeto para o secretário municipal de Esportes, Bebetto Haddad, que resolveu implantar o projeto.


 LINK: http://www2.boxnet.com.br/pmsp/Visualizacao/RadioTv.aspx?IdClipping=18969386&IdEmpresaMesa&TipoClipping=V

terça-feira, 6 de março de 2012

Virando o Jogo agita centro da cidade

Mais um polo foi inaugurado, dessa vez na região do Glicério

Texto: Rafael Silva
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Paulo Gervino e Pedro Piva
pantar@prefeitura.sp.gov.br
ppiva@prefeitura.sp.gov.br

Como o próprio nome diz, Virando o Jogo, é um projeto de inclusão de iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que busca mudar o rumo na vida de muitas crianças e adolescentes.

Porém, agora mais um espaço foi aberto à comunidade, dessa vez na Praça Mendes de Sá, debaixo do viaduto do Glicério. A inauguração aconteceu no último sábado (3) e a criançada se divertiu brincando de basquete, futebol, patins, skate além de atividades de lazer e recreação como os brinquedos infláveis.
Dois espaços já existem, o Centro Comunitário Águas Espraiadas, zona sul de São Paulo, e no Largo Coração de Jesus, zona central da cidade, que garantem a diversão de crianças e adolescentes residentes nessas comunidades, e que aproveitam para aprender com diversas oficinas oferecidas gratuitamente.
Segundo, Kátia de Araújo, coordenadora do evento, o objetivo é atrair moradores do entorno, e trazê-los para dentro do projeto, ajudar na educação e na inclusão social. 

“A maioria são crianças carentes, de áreas de auto-risco, e que não possuem lazer, nem espaço adequado para a prática esportiva. Por isso, esse projeto é muito importante, pois estimula o aprendizado e o convívio social, além de ocupar o tempo ocioso, e não permitir que essas crianças ou jovens caiam na marginalidade” conclui Liliana Granieri, psicóloga, especializada em arte terapia, que atua no Virando o Jogo do Largo do Coração de Jesus.

Para interagir com a comunidade local, crianças dos outros polos participaram da inauguração. O secretario Municipal de Esportes, Lazer e recreação, Bebetto Haddad esteve presente na ocasião, e assistiu a uma apresentação de Hip Hop. Após a solenidade de abertura “oficial” o secretario afirmou, “O Glicério, é uma região que necessitava de uma ação como essa. O paulistano precisa voltar a usar as praças e os espaços público de uma maneira adequada.”

O serviço funcionará todos os dias, das 9 às 16h, e oferecerá oficinas de basquete, skate, patins e arte.
Fotos

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=38653

Teste para Basquete - PENEIRA 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Virando o Jogo Sampa inaugura mais um pólo

Texto: Lucas Favoretto

lfavoretto@prefetirua.sp.gov.br
Foto: Pedro Piva e Paulo Dias

Neste sábado (03) a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação irá inaugurar mais um pólo de seu projeto social Virando o Jogo Sampa.

A festa de inauguração do Pólo Glicério será aberta ao público e acontece na Praça Mendes de Sá, debaixo do viaduto do Glicério (centro), das 10h às 16h. A abertura oficial será às 13h e contará com a presença do Secretario de Esportes Bebbeto Haddad e autoridades.

O projeto começou em 2011 em dois locais, Centro Comunitário Águas Espraiadas, zona sul de São Paulo, e no Largo Coração de Jesus, zona central da cidade, próximo a região conhecida como cracolândia.

Crianças já envolvidas no projeto farão apresentações e introduzirão à comunidade as oficinas de Basquete, Hip-hop, Patins e Artes. Serão 80 crianças apresentando as atividades oferecidas pelo projeto no período pós escolar que visa manter as crianças e jovens longe da ociosidade e das drogas.

O projeto funcionará a partir do dia 3 de Março, de segunda a segunda, das 9h às 16h e conta com a parceria da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras – Sé e da Secretaria de Segurança Urbana para segurança, limpeza, manutenção e zeladoria na praça onde o projeto irá acontecer.

Serviço

Praça Mendes de Sá (debaixo do viaduto do Glicério)
Das 10h às 16h com abertura oficial às 13h
Grátis
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=38573