segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Leonardo Williams #4 - Finals


Leonardo Começou na Associação Esportiva Arremessando no futuro...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Juventus vence a primeira do quadrangular do Paulista Sub-13


Neste sábado dia 20/10, o clube do C.A Juventus esteve movimentado com os jogos do quadrangular final, da categoria SUB13 feminina, do campeonato paulista, realizado pela Federação Paulista de Basquete. Estiveram jogando a partir das 14h00, as equipes do Divino/COC/Jundiaí, A.D Centro Olímpico e ADC Bradesco/Osasco.
A equipe feminina do C.A Juventus venceu a equipe do Divino/COC/ Jundiaí por 55 a 47, no primeiro jogo do quadrangular.
''  No início a equipe do C.A Juventus começou um pouco nervosa e terminou o primeiro tempo do jogo atrás no placar, mas não deixou de acreditar e se superou, impôs uma defesa forte e contou com a vibração da torcida para conseguir a vitória no final do jogo, disse a técnica adjunta, Sandra A. Costa.
O próximo jogo da equipe juventina será dia 26/10 às 17:00h, em Jundiaí, contra a equipe do ADC Bradesco, que perdeu por 4 pontos para a equipe do A.D Centro Olímpico.

MAGNANO RELEMBRA INÍCIO NO BASQUETE EM PALESTRA


Foto: Divulgação
img
Rubén Magnano, foi a grande atração no Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento
São Paulo, SP – O técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Rubén Magnano, foi a grande atração na manhã deste sábado (18/08), no Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento, na capital paulista. Além de conhecer todo o complexo esportivo, o treinador fez uma palestra para os professores e técnicos que participam do Circuito Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes (SEME).

Foi um momento diferente da rotina deste argentino, que já caiu na graça do povo brasileiro, após classificar a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos, ausente 16 anos, e levá-la ao quinto lugar em Londres. Sempre acompanhado por Henrique Guimarães, diretor do COTP, ex-judoca e medalhista olímpico, Magnano visitou a piscina olímpica do Centro Olímpico, onde estavam os nadadores e medalhistas olímpicos César Cielo e Thiago Pereira, em preparação para o Troféu José Finkel. Magnano passou ainda pelo treinamento da ginástica olímpica, na quadra onde estava treinando uma equipe de basquete feminino, antes de ir para o auditório do Centro Olímpico.

Por quase 40 minutos, Rubén Magnano relatou toda sua trajetória de professor e técnico de basquete, passando por todas as esferas.

“É muito bonito e prazeroso o que vocês fazem pelo esporte e pela formação de pessoas. Eu não estou me dirigindo especificamente para professores e técnicos de basquete e sim para todas às modalidades. Vocês tem que trabalhar com prazer, com alegria, ensinando e aprendendo a cada dia. Eu continuo aprendendo porque não me coloco acima dos jogadores. Não sou dono de todos os conhecimentos”, afirmou Magnano.

Na palestra, Magnano exaltou a função do professor de educação física, como um multiplicador de talentos e transmissor de valores. Lembrou dos desafios que enfrentou até se tornar um campeão olímpico e vice mundial. “Comecei com um projeto que encaminhei a uma Igreja em Córdoba. E para pagar meus estudos, fui taxista. Vocês tem que exercer a função que escolheram com muita paixão”.

Rubén Magnano lembrou na palestra que além de ensinar as crianças, o educador precisa também incentivá-los a jogar peladas. “Lá na pelada eles vão lembrar o que o professor ensinou corretamente. Lá ele vai tentar fazer o correto. Se ele não tentar, errar e depois tentar acertar, nunca vai aprender.

Depois encerrou, dizendo que: “vocês precisam ter paciência com todos as crianças, do baixinho que é mais hábil até o grande que tem maior dificuldade na prática esportiva. Paciência para educar e ensinar”.

A palestra de Rubén Magnano fez parte do Congresso Técnico do Circuito Esportivo do Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SP). O evento vem sendo organizado desde 2009, e este ano contará com 78 equipes de 32 entidades da capital e do interior, só do basquete, nos naipes masculino e feminino, e nas categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16.

“Foi uma honra muito grande receber o Professor Rubén Magnano. Há tempo vinha tentando trazê-lo, mas agora tivemos a felicidade de ter a data no evento na abertura da nossa competição”, afirmou Kátia de Araújo, coordenadora do evento.

Por Juarez Araújo

RUBEN MAGNANO FAZ PALESTRA NO CENTRO OLÍMPICO, EM SP

18/08/2012 - http://www.cbb.com.br/Noticias/Show/10159
Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBB
img
A palestra de Magnano será baseada na experiência que teve nos clubes e seleções
São Paulo, SP – O técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Rubén Magnano, será uma das grandes atrações no Congresso Técnico do Circuito Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SP). Desde que chegou no Brasil, Ruben Magnano ficou sabendo do trabalho do Clube Escola e da Professora Kátia de Araújo. Neste sábado (18/08), Magnano que comandou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, fará uma palestra para dezenas de técnicos e professores de Educação Física, a partir das 11 horas, no Auditório do Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento.
“Também sou professor de Educação Física, e falar um pouco da minha experiência para educadores e formadores de pessoas, é muito bom. Transmitir valores para esses profissionais é muito importante porque eles estão, através do esporte, sendo o agente de educação. O trabalho que a Prefeitura de São Paulo faz com o Clube Escola, resgatando meninas e meninos da rua para a prática da atividade física, é muito bonito”, disse Ruben Magnano.
A palestra do técnico da Seleção Brasileira será baseada na experiência que teve desde os tempos em que foi professor de escola, passando pela base em clubes até o alto rendimento nos clubes e seleções que dirigiu, na Argentina e agora no Brasil.
A Professora Kátia de Araújo, responsável pela organização do evento, adiantou que nada menos que 78 equipes estarão disputando a modalidade de basquetebol nas categorias sub-10, sub-12, sub-14 e Sub-16, no feminino e masculino. A competição, que é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, contará com 78 equipes e 32 entidades, entre clubes, colégios estaduais e municipais, especialmente núcleos que participam do Circuito Esportivo Clube Escola.
“Estamos promovendo esta competição desde o ano de 2009, e a cada ano cresce ainda mais o interesse. Neste ano vamos ter equipes de Americana e de Jandira. A inscrição é aberta e tivemos o encerramento nesta sexta-feira (17)”, disse Kátia de Araújo.
Com relação ao convite ao técnico Rubén Magnano, coordenadora de basquete, não mede palavras para elogiar o treinador da Seleção Brasileira. “O professor Rubén é uma referência para todos que trabalham no basquete. E sua presença no nosso Congresso, só irá agregar valores para que todos os professores presentes cresçam dentro das suas modalidades.
Kátia de Araújo revela também que procura sempre levar um nome do basquete para fazer palestra para os professores e técnicos participantes da competição. “Já estiveram conosco a Magic Paula e o André Germano [técnico da base da CBB]. A intenção é sempre trazer alguém de expressão para fazer palestras. A palestra do Magnano será feita para todos os profissionais de handebol, vôlei e basquete. Mas com certeza ele terá muita coisa boa para transmitir para todos", concluiu.

domingo, 21 de outubro de 2012

Juventus disputa quadrangular final da Série Prata do Paulista Sub-13


Para um primeiro ano disputando o Campeonato da Federação, a equipe juventina apresentou bom desempenho e evoluiu ao longo do ano. Ficou empatada na classificação final com equipes que já vêm disputando esta competição há muito tempo. Isso demonstra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube.
“Os resultados são consequência de um trabalho sério e comprometido, planejado ao longo dos anos e ganhar o título, em uma categoria sub 13, depende de alguns fatores, como por exemplo, experiências de algumas atletas, que trazem bagagem dos anos anteriores, que superam a inocência e a inexperiência das iniciantes na modalidade.  Por isso, o objetivo principal tem que estar centrado no crescimento técnico da equipe e de cada atleta ao longo da competição e os resultados como consequência, colocando o Clube em evidência como formador de talentos para o basquete do Brasil”, explica a técnica Kátia Campos de Araújo.
No sistema de disputa do Campeonato Paulista Sub 13, as 08 equipes primeiras colocadas continuam na competição para disputar os quadrangulares finais, sendo que as 04 primeiras colocadas disputarão a Série Ouro e as outras 04 equipes disputarão a Série Prata.
Nesta fase final, a equipe juventina sediará o início do quadrangular da Série Prata, e as equipes se enfrentarão sem levar as vitórias das fases anteriores, como segue abaixo:

20/10/2012
14:00 – A.D. CENTRO OLIMPICO x ADC BRADESCO
Local: C.A. JUVENTUS - R. Com. Roberto Ugolini, 20 – Parque da Mooca – São Paulo
20/10/2012
16:00 – C.A. JUVENTUS x DIVINO / COC / JUNDIAI
Local: C.A. JUVENTUS – R. Com. Roberto Ugolini, 20 – Parque da Mooca – São Paulo
26/10/2012
17:00- VENCEDOR DO JOGO 01 x PERDEDOR DO JOGO 02
Local: GIN. COLÉGIO DIVINO SALVADOR – JUNDIAI
26/10/2012
19:00 -VENCEDOR DO JOGO 02 x PERDEDOR DO JOGO 01
Local: GIN. COLÉGIO DIVINO SALVADOR – JUNDIAI
09/11/2012
16:00- PERDEDOR DO JOGO 01 x PERDEDOR DO JOGO 02
Local: GIN. CENTRO OLÍMPICO IBIRAPUERA – SÃO PAULO
09/11/2012
18:00 – VENCEDOR DO JOGO 01 x VENCEDOR DO JOGO 02
Local: GIN. CENTRO OLÍMPICO IBIRAPUERA – SÃO PAULO

Classificação da Primeira Fase:
1) Santo André (16v)
2) Americana (13v e 3d)
3) Santos (12v e 4 d)
4) Jacareí, Centro Olímpico, Juventus e Jundiaí (7v e 9d)
8) Bradesco (3v e 13d)
9) São Bernardo (16d)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Juventus encerra 2º turno do Paulista Sub-13 com vitória




Na sexta-feira (21/09), a categoria sub 13 feminina de basquete venceu a equipe do AD Centro Olímpico, por 49 a 45, fora de casa, no último jogo do 2º turno do Campeonato Paulista. A equipe juventina esteve a partida inteira na frente do placar.
“Precisávamos vencer, primeiramente, porque tínhamos perdido para o Centro Olímpico, nos últimos minutos do jogo no 1º turno, e também queríamos homenagear a chegada de Sophia, filha da técnica Kátia de Araújo, que nasceu às 23h22 do mesmo dia”, disse a treinadora adjunta Sandra Alice da Costa.
O Juventus agora aguarda a tabela da última fase, uma vez que ainda tem jogos pendentes das outras equipes.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Juventus vence São Bernardo no Basquete Feminino





Neste domingo (12/08), a categoria sub 13 de basquete feminino venceu a equipe de São Bernardo – APABAF por 73 a 17, em São Bernardo.

“A equipe do Juventus é um grupo jovem, que vem ganhando experiência ao longo da competição. A maioria das atletas estão abaixo da faixa etária limite, 13 anos, dessa forma, um jogo como esse é importante para dar bagagem e mais tempo de quadra para as meninas de 10/11 anos”, disse a técnica juventina Kátia de Araújo.
O próximo jogo grená será contra a equipe do Bradesco/Osasco, na sexta-feira (17/08), no ginásio adversário. No 1º turno, o Juventus venceu o Bradesco por 55 a 44.

Confira a tabela de jogos do Campeonato SUB 13 Feminino da G.S.P. 2012
10/08 – 18h00 – Juventus 51 x 55 Santo André
12/08 – 10h00 – São Bernardo 17 x 73 Juventus
17/08 – 18h00 – Bradesco x Juventus
24/08 – 17h00 – Juventus x Jacareí
02/09 – 15h30 – Americana x Juventus
12/09 – 17h00 – Jundiaí x Juventus
14/09 – 17h00 – Juventus x Santos
21/09 – 17h00 – Centro Olímpico x Juventus

Sub 13 de Basquete Feminino segue evoluindo na competição

Na última sexta feira (10/08), a categoria feminina de basquete do Juventus que, após 20 anos, voltou a disputar o Campeonato da Federação Paulista de Basquete, perdeu para a equipe de Santo André, invicta na competição, por apenas 04 pontos, definidos nos últimos segundos do jogo.

Segundo a técnica Kátia de Araújo, apesar da derrota, a equipe grená tem evoluído bastante durante a competição. “Se fosse no primeiro turno, o time teria perdido por 40 pontos de diferença, no entanto, o resultado atual mostra a evolução e superação da equipe sub 13, que vem trabalhando sério para se colocar entre as melhores equipes de basquete de São Paulo e contribuir na revelação de novos talentos para a modalidade”, disse a treinadora juventina.
O Juventus atualmente divide a 5ª colocação com as equipes de Divino /COC – Jundiai – Bradesco/Osasco e A.D Centro Olímpico.

O próximo jogo da categoria sub 13 será realizado neste domingo (12/08), contra a equipe de São Bernardo / ASA / APABAF, às 10h00, em São Bernardo do Campo.

Confira a tabela de jogos do 2º turno do Campeonato SUB 13 Feminino da G.S.P. 2012

10/08 – 18h00 – Juventus 51 x 55 Santo André
12/08 – 10h00 – São Bernardo x Juventus
17/08 – 18h00 – Bradesco x Juventus
24/08 – 17h00 – Juventus x Jacareí
02/09 – 15h30 – Americana x Juventus
12/09 – 17h00 – Jundiaí x Juventus
14/09 – 17h00 – Juventus x Santos
21/09 – 17h00 – Centro Olímpico x Juventus
Confira os resultados dos jogos realizados:
25/abr 17h00 Juventus 58 x 55 Jundiaí
28/abr 11h00 Juventus 59 x 80 Americana
20/mai 14h00 Jacareí 57 x 36 Juventus
27/mai 11h00 Juventus 89 x 13 São Bernardo
03/jun 11h00 Fupe/Santos 66 x 39 Juventus
16/jun 17h30 Sando André 78 x 38 Juventus
23/jun 11h00 Juventus 42 x 51 Centro Olímpico
29/jun 17h00 Juventus 55 x 44 Bradesco/Osasco
Confira os horários de treinos do Basquete:
• 15h00 às 16h00 – Escolinha 1 (nascidos a partir de 2003 até 2000 ) – Quarta e Sexta
• 16h00 às 18h15 – Competitivo sub 13 feminino (2003 a 1999) – Segunda, Quarta e Sexta

Sophia, 7 meses







quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dia do Basquete - Participação no programa Esporte Bradesco FM - 94.1



Entrevista com a professora Kátia Araújo sobre as técnicas de basquete e programas educativos 


Região: São Paulo - Capital
Secretarias: Prefeiturasp ▪ Sec Esporte Lazer Pmsp
Temas: Clube Escola - Pmsp ▪ Programas Esporte e Lazer Pmsp
Citação: Sem citação
Exposição: Entrevista



Emissora:Rádio Bradesco Esportes
Programa:OUTROS
Tipo de Clipping:Rádio
Data/Hora Fonte:19/07/2012 - 14:21

sábado, 14 de julho de 2012

Sophia, 6 meses


Tássia em Londres 2012



C.A Juventus volta a disputar o Campeonato Paulista de Basquete



Neste ano,  o C.A Juventus voltou a disputar o campeonato da Federação Paulista, depois de vinte anos.
O retorno foi com a categoria feminina sub 13, nunca disputada pelo clube.
A equipe grená está começando um trabalho e pretende crescer com as categorias e revelar atletas para o basquete do Brasil.
" Estamos iniciando o basquete no clube e temos consciência que os resultados virão a longo prazo e são consequência de um trabalho sério e dedicado. Estamos satisfeitos com esse início, as atletas estão  crescendo tecnicamente durante o ano e já  podemos detectar  alguns talentos para a modalidade dentro deste grupo inicial"diz Kátia de Araújo.
RESULTADOS PRIMEIRO TURNO 2012
25/abr 17h00 Juventus 58 x 55 Jundiaí
28/abr 11h00 Juventus 59 x 80 Americana
20/mai 14h00 Jacareí 57 x 36 Juventus
27/mai 11h00 Juventus 89 x 13 São Bernardo
03/jun 11h00 Fupe/Santos 66 x 39 Juventus
16/jun 17h30 Sando André 78 x 38 Juventus
23/jun 11h00 Juventus 42 x 51 Centro Olímpico
29/jun 17h00 Juventus 55  x  44 Bradesco/Osasco

O C.A Juventus estará selecionando novas atletas para integrar as equipes. INTERESSADAS entrar em contato: Telefone             (11) 2271-2000       , ramal 2015/ 2016 ou nos e-mails:katiabasquete@hotmail.com ou esporteamador@juventus.com.br

domingo, 27 de maio de 2012

Sophia, primeira foto

SOPHIA CAMPOS DE ARAÚJO

Aos olhos do pai,  vc é uma obra prima que lhe planejou... Com suas próprias mãos pintou.  A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou... Cada detalhe num toque de amor... Você linda demais, perfeita aos olhos do Pai, alguém igual a você não vi jamais... Princesa Linda demais... Nunca deixe alguém dizer que nao é querida, antes de vc nascer, DEUS sonhou com você... VOCÊ É LINDA DEMAIS...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tássia e Patrícia Convocadas para Seleção Adulta - RUMO À LONDRES

Como não me orgulhar?
Eu vi nascer...
Eu já acreditava e apostava quando o mundo ainda não as conhecia...
É uma consagração profissional...
Qual técnico não trabalha para ver suas atletas na Seleção Brasileira adulta.
.
... PRA POUCOS...

Eu participei, acompanhei o processo...  E lembro com muito carinho e orgulho dos primeiros passos.
Me sinto parte disso!

SUCESSO SEMPRE!
ORGULHO QUE NAO TEM TAMANHO!
DÊEM SEMPRE O MELHOR QUE PUDEREM!


Seleção Brasileira Adulta Feminina




Nome - Posição - Idade - Altura – Clube – Naturalidade
Adriana Moisés Pinto - Armadora - 33 anos - 1,70m - Basket Parma (Itália) - SP
Bárbara Honório de Queiroz - Armadora - 26 anos - 1,80m - ADCF Unimed Americana(SP)- SP
Clarissa Cristina dos Santos - Pivô – 24 anos - 1,82m - Adcf Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas Do Amaral - Ala/Pivô – 19 anos - 1,92m - Minnesota Lynx (Wnba)- SP
Érika Cristina De Souza Pivô – 30 anos - 1,97m - Perfumerias Avenida (Espanha) - RJ
Franciele Aparecida Do Nascimento - Ala/Pivô - 24 anos - 1,88m - Hondarribia - Irún (Espanha) - PR
Gilmara Justino - Ala/Pivô - 31 anos - 1,92m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva (SP) - SP
Iziane Castro Marques - Ala/Armadora – 30 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (Ma) -MA
Jaqueline De Paula Silvestre - Ala/Armadora – 26 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice Cristina De Souza Rodrigues – Armadora – 25 anos - 1,74m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Karla Cristina Martins Da Costa - Ala/Armadora – 33 anos - 1,72m - Adcf Unimed Americana (SP) - DF
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 23 anos - 1,94m -Santo André/Semasa (SP) - PR
Palmira Cristina Marçal - Ala/Armadora - 27 anos - 1,75m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva -(SP)- PR
Patrícia De Oliveira Ferreira "Chuca" - Ala/Armadora – 33 anos - 1,82m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala/Armadora – 21 anos - 1,71m - São José Shopping Colinas (SP) - SP
Renata Aparecida De Oliveira - Ala – 27 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Silvia Cristina Gustavo Rocha Valente – Ala - 29 anos - 1,83m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Tássia Pereira De Souza Carcavalli - Armadora – 19 anos - 1,79m - Adcf Unimed Americana (SP) - SP

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Laços Matrimoniais


Laços Matrimoniais
05/05/2012
Kátia Campos de Araújo
TE AMO PRA SEMPRE
Délico Campos da Silva

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sub 13 vence Triangular de Basquete


Sub 13 vence Triangular de Basquete




A equipe feminina sub 13 de basquete venceu o triangular comemorativo aos 88 anos de aniversário do Clube Atlético Juventus.
No sábado (21/04), o Juventus venceu o Poá por 31 a 22. No domingo (22/04), o triunfo foi sobre o Mauá, por 34 a 30.
Com as duas vitórias, a equipe Grená garantiu o título do triangular. Fechando o torneio, o Mauá venceu o Poá por 36 a 24.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Juventus bate Jundiaí na estreia do Paulista de Basquete

Nesta quarta-feira (25/04), a categoria sub13 de basquete feminino venceu a equipe do Jundiaí em casa por 58 X 55 na estreia do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Basquete.
A próxima partida do time juventino será diante do Americana no sábado (28/04), às 11h00, no ginásio do Juventus.
Confira a tabela dos jogos grenás:
Data     Horário       Jogos
25/abr 17:00 Juventus 58 x 55 Jundiaí
28/abr 11:00 Juventus x Americana
20/mai 14:00 Jacareí x Juventus
27/mai 11:00 Juventus x São Bernardo
3/jun 17:30 Sando André x Juventus
16/jun 11:00 Fupe/Santos x Juventus
23/jun 11:00 Juventus x Centro Olímpico
29/jun 17:00 Juventus x Bradesco/Osasco



terça-feira, 17 de abril de 2012

Juventus volta a disputar o Campeonato Paulista de Basquete


Neste ano, a categoria feminina de basquete volta a disputar o Campeonato da Federação Paulista de Basquete. O Juventus participará da competição com a categoria sub13 (2003 a 1999).
A equipe grená se prepara para a estreia diante do Jundiaí no dia 25 de abril, às 17h00, no ginásio juventino.
Além do Jundiaí, o Clube juventino enfrenta Americana, Jacareí, São Bernardo, Santo André, Santos, Centro Olímpico e Bradesco.
Confira a tabela dos jogos:
Data Horário Jogos
25/abr 17:00 Juventus x Jundiaí
28/abr 11:00 Juventus x Americana
20/mai 14:00 Jacareí x Juventus
27/mai 11:00 Juventus x São Bernardo
3/jun 17:30 Sando André x Juventus
16/jun 11:00 Fupe/Santos x Juventus
23/jun 11:00 Juventus x Centro Olímpico
29/jun 17:00 Juventus x Bradesco/Osasco
O Clube ainda prepara as equipes do masculino para também disputar o Campeonato da Federação no ano de 2013.
Confira os horários de treinos: 
Horários dos treinos de basquete:
• 15h00 às 16h00 – Escolinha 1 (nascidos a partir de 2003 até 2000 ) – Quarta e Sexta
• 16h00 às 18h15 – Competitivo sub 13 feminino (2003 a 1999) – Segunda, Quarta e Sexta
• 18h15 às 19h00 – Escolinha 2 ( (nascidos a partir de 2003 até 2000) – Quarta e Sexta

sexta-feira, 30 de março de 2012

Seminário discute o papel do esporte no combate às drogas

Organizado pela Revista Brasileiros em parceria com a Secretaria de Esportes de São Paulo, evento reuniu esportistas, funcionários da SEME e profissionais da Saúde
Texto: Rafael Silva e Eder Britoesbrito@prefeitura.sp.gov.br
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Paulo Diaspsdias@prefeitura.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=39547 

“Virando O Jogo: O Esporte Contra o Crack” foi o nome adotado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, em parceria com a Revista Brasileiros, para o seminário que discutiu o papel do esporte como ferramenta de prevenção e combate ao uso de drogas e substâncias psicoativas. O evento reuniu cerca de 300 pessoas no Auditório do Museu do Futebol na quinta-feira, dia 29 de março.
Com discussões e apresentações de ideias e projetos que ocuparam o dia todo no auditório, o Seminário teve quatro mesas, cada uma com discussões específicas. A primeira mesa do dia, composta pelo Secretário de Esportes Bebeto Haddad, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo e pelos vereadores paulistanos, José Police Neto, Netinho de Paula e Jamil Murad teve o tema “É possível vencer o Crack”. Além do discurso dos vereadores sobre o papel do legislativo no auxílio à Prefeitura quando o assunto é prevenção de drogas, o Secretário Bebeto Haddad analisou a evolução do crack na cidade de São Paulo e falou sobre o papel da SEME no combate à esta “epidemia”. “A Secretaria está no caminho certo para ajudar na inclusão e no combate às drogas. Venceremos quando todos se engajarem. Esse debate é bom, pois leva a reflexão da sociedade”, declarou, citando iniciativas como os programas “Virando O Jogo Sampa” e “Polos de Brincar” que atuam como instrumentos de prevenção em regiões de maior vulnerabilidade social. 

Os dois programas da SEME também compuseram as discussões e explanações da segunda mesa. Batizada de “Virando o Jogo na Periferia”, a mesa teve apresentações de Kátia de Araújo, coordenadora do Virando O Jogo, Laís Helena Malaco, que contextualizou a atuação do Clube Escola na capital. O Secretário-Adjunto da SEME, Gilberto do Carmo Nucci e a coordenadora do Núcleo de Lazer, Dineia Cardoso, também fizeram apresentações que focaram principalmente nos resultados do programa “Polos de Brincar”. A mesa foi finalizada com a participação de Thiago Lobo, coordenador da Virada Esportiva e do Núcleo de Esportes Radicais da Secretaria. Ele explicou a relação entre a realização do mega-evento e da diminuição da criminalidade em São Paulo. “A Virada pretende democratizar e descentralizar o esporte. Quando se investe em esporte, você economiza em saúde e segurança. A SEME tem este papel de transformador social”, concluiu Lobo. 

O evento também teve outras duas mesas no período da tarde. A mesa 3, “Uma questão de Saúde Pública”, com questões debatidas por profissionais da área e a mesa 4, com a presença de Ana Moser e Patrícia Medrado, devidamente batizada de “Craques Contra o Crack”. Ex-atletas, ambas coordenam projetos sociais esportivos ligados à inclusão social através da prática de atividade física.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeita em exercício visita atividades do projeto Virando o Jogo Sampa no Glicério

Nesta sexta-feira (16/3) a prefeita em exercício e secretária de Assistência Social visitou as atividades do projeto Virando o Jogo Sampa, realizadas embaixo do Viaduto Glicério. A iniciativa oferece opções de lazer e esporte para crianças e adolescente que residem em áreas de alta vulnerabilidade social.


Fábio Arantes/Secom
Prefeita em exercício visita atividades do programa
Nesta sexta-feira (16) a prefeita em exercício e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, visitou as atividades do projeto Virando o Jogo Sampa, realizadas embaixo do Viaduto Glicério, Centro da cidade. A iniciativa oferece opções de lazer e esporte para crianças e adolescente que residem em áreas de alta vulnerabilidade social.

“O projeto atende, sobretudo, crianças e adolescentes em zonas pobres e de alta vulnerabilidade social. Oferece atividades lúdicas e esportivas que fazem bem a saúde e ajudam as famílias a cuidar de suas crianças enquanto estão fora da escola”, disse a prefeita em exercício.

O Virando o Jogo Sampa foi iniciado em outubro do ano passado no Largo Coração de Jesus, região da Nova Luz, com a proposta de oferecer opções de lazer e esporte para crianças e jovens com idade entre 3 e 17 anos. A ideia é que a garotada possa ocupar o tempo livre, fora do horário de aula, com atividades lúdicas, saudáveis e seguras. Dentre as opções oferecidas estão aulas de basquete, Hip Hop dance, patinação, skate, oficinas de motricidade (coordenação motora) e de pintura e recreação.

Também faz parte dos objetivos do projeto reocupar espaços públicos. Na Praça Ministro Francisco de Sá Carneiro, onde está instalada a unidade do Glicério, por exemplo, as quadras poliesportivas passaram por reparos e o lugar voltou a ser frequentado pela população.

Além de estar presente na região da Nova Luz e do Glicério, o Virando o Jogo Sampa pode ser encontrado no piscinão da Avenida Águas Espraiadas. Os monitores das três unidades estão à disposição das 9h às 17h, inclusive aos sábados e domingos. Todas as opções de lazer oferecidas são gratuitas e para participar não é necessário fazer inscrição.

Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad, a Prefeitura de São Paulo pretende ampliar os locais com atividades do Virando Jogo Sampa. “Esse projeto dá oportunidade para as crianças que não tinham lazer. Agora, podem brincar de forma segura com os nossos monitores. Em cinco meses, cerca de mil crianças foram atendidas e é isso que nos motiva a investir cada vez mais. Já estamos estudando alguns outros lugares e, em breve, instalaremos o projeto em outros pontos da cidade”, explicou o secretário.

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Fábio Arantes/Secom.

Foto 1 - Alda Marco Antonio visita atividades do Virando o Jogo Sampa

Foto 2 - Atividades acontecem embaixo do Viaduto Glicério

Foto 3
 - Basquete é uma das modalidades de esporte oferecidas

Foto 4 - Menina participa das aulas de patinação

Foto 5 - Alda Marco Antonio visita atividades acompanhada pelo secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Bebeto Haddad

Foto 6
 - Prefeita em exercício conversa com crianças que participam do projeto

Foto 7
 - Alda posa com camiseta do projeto

VÍDEO
Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento

ÁUDIO
Arquivo de áudio (em .mp3) deste evento