quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MAGNANO RELEMBRA INÍCIO NO BASQUETE EM PALESTRA


Foto: Divulgação
img
Rubén Magnano, foi a grande atração no Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento
São Paulo, SP – O técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Rubén Magnano, foi a grande atração na manhã deste sábado (18/08), no Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento, na capital paulista. Além de conhecer todo o complexo esportivo, o treinador fez uma palestra para os professores e técnicos que participam do Circuito Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes (SEME).

Foi um momento diferente da rotina deste argentino, que já caiu na graça do povo brasileiro, após classificar a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos, ausente 16 anos, e levá-la ao quinto lugar em Londres. Sempre acompanhado por Henrique Guimarães, diretor do COTP, ex-judoca e medalhista olímpico, Magnano visitou a piscina olímpica do Centro Olímpico, onde estavam os nadadores e medalhistas olímpicos César Cielo e Thiago Pereira, em preparação para o Troféu José Finkel. Magnano passou ainda pelo treinamento da ginástica olímpica, na quadra onde estava treinando uma equipe de basquete feminino, antes de ir para o auditório do Centro Olímpico.

Por quase 40 minutos, Rubén Magnano relatou toda sua trajetória de professor e técnico de basquete, passando por todas as esferas.

“É muito bonito e prazeroso o que vocês fazem pelo esporte e pela formação de pessoas. Eu não estou me dirigindo especificamente para professores e técnicos de basquete e sim para todas às modalidades. Vocês tem que trabalhar com prazer, com alegria, ensinando e aprendendo a cada dia. Eu continuo aprendendo porque não me coloco acima dos jogadores. Não sou dono de todos os conhecimentos”, afirmou Magnano.

Na palestra, Magnano exaltou a função do professor de educação física, como um multiplicador de talentos e transmissor de valores. Lembrou dos desafios que enfrentou até se tornar um campeão olímpico e vice mundial. “Comecei com um projeto que encaminhei a uma Igreja em Córdoba. E para pagar meus estudos, fui taxista. Vocês tem que exercer a função que escolheram com muita paixão”.

Rubén Magnano lembrou na palestra que além de ensinar as crianças, o educador precisa também incentivá-los a jogar peladas. “Lá na pelada eles vão lembrar o que o professor ensinou corretamente. Lá ele vai tentar fazer o correto. Se ele não tentar, errar e depois tentar acertar, nunca vai aprender.

Depois encerrou, dizendo que: “vocês precisam ter paciência com todos as crianças, do baixinho que é mais hábil até o grande que tem maior dificuldade na prática esportiva. Paciência para educar e ensinar”.

A palestra de Rubén Magnano fez parte do Congresso Técnico do Circuito Esportivo do Clube Escola da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SP). O evento vem sendo organizado desde 2009, e este ano contará com 78 equipes de 32 entidades da capital e do interior, só do basquete, nos naipes masculino e feminino, e nas categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16.

“Foi uma honra muito grande receber o Professor Rubén Magnano. Há tempo vinha tentando trazê-lo, mas agora tivemos a felicidade de ter a data no evento na abertura da nossa competição”, afirmou Kátia de Araújo, coordenadora do evento.

Por Juarez Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário